Empresários participam de congresso sobre cidades inteligentes

0

Desenvolver as cidades de forma inteligente e sustentável é um dos maiores desafios de governantes, do setor empresarial e da sociedade como um todo, e para atualizar os conhecimentos sobre o assunto, membros do Sul da Bahia em Ação participaram do Congresso Smart City Expo, que aconteceu em Curitiba, nos dias 28 de fevereiro a 1º de março.

Na edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, 20 palestrantes internacionais e 50 brasileiros falaram sobre inovação em cidades, envolvimento governamental, participação da população em políticas públicas e serviços, economia sustentável, inclusão social, promoção de startups e desenvolvimento de ambientes urbanos sustentáveis, gestão inteligente de recursos, aplicabilidade de soluções tecnológicas e sustentáveis, entre outros assuntos.

Ronaldo Abude, coordenador do Sul da Bahia em Ação, considerou muito importante a participação no congresso e ressaltou que as ideias discutidas vão cooperar para o desenvolvimento dos projetos da organização.

É muito importante participar de eventos como este, onde podemos ouvir experiências de sucesso, trocar informações e entender como estão caminhando as discussões sobre o assunto ao redor do mundo. É um incentivo muito grande e, ao mesmo tempo, nos mostra que temos muito trabalho para fazer”, comenta.

Palestras e palestrantes

Um dos principais nomes do congresso foi o do arquiteto e engenheiro Carlos Ratti, diretor do Senseable City Lab do MIT, nos Estados Unidos, grupo responsável por estudar as tecnologias capazes de transformar a vida nas cidades. Para você ter uma ideia, Ratti foi eleito pela revista Wired como uma das 50 pessoas capazes de mudar o mundo.

Além de Ratti, o evento recebeu nomes como o do colombiano Jorge Perez Jaramillo, o holandês Frans-Antom Vermast, a britânica Tia Kansara, o chileno Pedro Vidal, o argentino Agustín Suárez e a equatoriana Carolina Pozo.

O Smart City Expo Curitiba 2018 foi a primeira edição brasileira do Smart City Expo World Congress. Realizado anualmente em Barcelona, o maior evento global sobre o tema de Cidades Inteligentes reúne mais de 18 mil pessoas de 120 países durante três dias.

O evento aconteceu no Expo Renault Barigui, com organização do iCities e apoio estratégico do World Trade Center Business Club, além da participação oficial da Prefeitura de Curitiba como anfitriã e do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade.

Compartilhe

Deixe um Comentário