Jovens em Ação promove renovo da liderança

0

Ao longo dos anos, com as mudanças do mundo globalizado e com a chegada de novas tecnologias, é cada vez mais necessário renovar o pensamento dos líderes empresariais. Mais do que isso, é preciso pensar como será a nova geração de empresários. Foi exatamente para promover essa reflexão, que o Sul da Bahia em Ação criou o Jovens em Ação.

O projeto, como o próprio nome diz, se propõe a despertar nos jovens empreendedores o espírito de liderança voltado para um modelo onde os negócios fazem parte de um contexto de transformação social, sempre tendo como base os princípios éticos e de respeito às regras do mercado.

Rompendo o velho modelo

A cultura empresarial sul-baiana ainda está apoiada em questões e costumes herdados da época de ouro do cacau, no início do século passado. Nesse período, cidades como Ilhéus se destacavam mundialmente pela produção da amêndoa que dá origem ao chocolate. Mas, embora as raízes sejam boas, as lideranças da região estão de acordo que é hora de mudar, como explica a líder do projeto, Amália Aparecida de Souza.

É muito comum ouvirmos que o sul da Bahia precisa promover uma ampla renovação de liderança, que necessita de empresários mais aguerridos, criativos, corajosos e com uma real iniciativa de mudança. Essa transformação, que ultrapassa os limites do setor privado, não será feita de imediato, já que nenhuma mudança, que pretender obter níveis razoáveis de resultados, pode ser realizada da noite para o dia”, conta.

Reflexão e tempo

As mudanças políticas e econômicas na região sul da Bahia demandam tempo, reflexão e principalmente, ação. Portanto, para que esse processo transformador comece a receber oxigênio, é necessário plantar as sementes, como explica Amália.

Essas sementes são os jovens, e foi nesse contexto, de um olhar com maior atenção para o papel do jovem na sociedade e na região, que o Jovens em Ação foi concebido”, lembra.

Atualmente, as principais propostas do projeto são unir jovens que estejam abertos ao aprendizado, promover a evolução dos participantes como pessoas e profissionais e a construção de um projeto duradouro e engajado em benfeitorias.

É assim que o Sul da Bahia em Ação abre oportunidades para que uma nova geração, que tem o desejo de inovar e transformar o meio que os cerca, possa desenvolver iniciativas sustentáveis e mudanças na visão política da sociedade.

Compartilhe

Deixe um Comentário