Líder do Projeto Água fala sobre concessão pública para serviços de saneamento

0

Em entrevista para a Rádio Sociedade de Salvador, o líder do Projeto Água e subcoordenador do Sul da Bahia em Ação, Edimar Margotto Jr., mostrou a proposta de trabalho do grupo para a região e apontou possíveis caminhos para a melhor gestão hídrica dos municípios.

Sobre este último tema, Edimar destacou a importância da adoção de um modelo mais eficaz e transparente de oferta de serviços na área de saneamento básico pelas cidades regionais. Para ele, que defende a ideia da entidade, a população estaria melhor atendida se fosse adotado o regime da concessão do serviço público de água e esgoto, já que tal modelo prevê maiores investimentos e fiscalização mais rígida. Para aqueles que ainda desconhecem o assunto, o subcoordenador também esclarece aqui:

“Para que a concessão do serviço público de água e esgoto seja adotada é preciso uma transparente licitação pública. Deste processo licitatório, podem participar empresas públicas e privadas, sagrando-se vencedora a proposta que contemplar maior investimento para a modernização do sistema e medidas concretas para a despoluição dos rios. O tratamento do esgoto em menor tempo possível, com tarifa justa, viável e adequada para a população são também condições. Além disso, entendemos que, ao final desse processo, todo o equipamento modernizado deve retornar ao poder público municipal. Isso é uma concessão pública, e não privatização. E é essa a proposta que defendemos.”

Casos de sucesso no país
Sobre o assunto, Edimar também falou de experiências bem sucedidas de cidades que adotaram o regime de concessões e tiveram melhorias significativas em seus indicadores de qualidade de vida e gastos públicos. Entre as cidades citadas por ele, está Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. O município foi um dos primeiros do Brasil a recorrer à iniciativa para elevar os índices de saneamento básico e já completou 20 anos sob tal regime, recebendo premiação pelo instituto referência no assunto, o Trata Brasil.

Saiba mais

Aqueles que tiverem interesse em conhecer mais sobre o tema, podem entrar em contato com o Sul da Bahia em Ação pelo fone (73) 99845-8183 e email movimento@suldabahiaemacao.org.br para agendar um momento com o líder do projeto Água.

Em breve o áudio completo da entrevista estará disponível para download aqui no site.

 

Compartilhe

Deixe um Comentário