Exposição do projeto Onde Você Mora

0

Cidades mais humanas e voltadas para as pessoas. É neste conceito que se baseia o projeto Onde Você Mora, desenvolvido pelo Sul da Bahia em Ação.

A proposta inicial é fazer o georreferenciamento, o diagnóstico urbanístico e identificar as necessidades e prioridades dos moradores para, a partir disso, sugerir intervenções como a adequação e a criação de espaços públicos.

O primeiro bairro a receber a equipe do projeto foi o Santo Antônio, um dos maiores de Itabuna, com mais de 40 mil moradores.

Foram onze meses de pesquisas e de produção dos projetos que, depois de apresentados à comunidade, serão entregues ao governo municipal, que deverá captar os recursos e executar as obras.

A coordenadora do projeto, a arquiteta Débora Santa Fé, conta que 4.156 lotes foram visitados e que mais de mil questionários foram aplicados, além de encontros e entrevistas presenciais.

“O projeto tem uma fundamentação teórica e é uma iniciativa que apresenta intervenções importantes para o desenvolvimento sustentável das cidades e dos bairros. E o mais importante é que tudo foi feito com base nas necessidades identificadas pelos moradores”, explica Débora.

Exposição dos projetos urbanísticos

Entre os dias 1º e 7 de outubro, o Sul da Bahia em Ação realizou uma exposição com os resultados do projeto. A mostra aconteceu no Shopping Jequitibá e serviu para divulgar os resultados obtidos, dando mais visibilidade à questão urbanística.

Todas as nove propostas de intervenção foram apresentadas em maquetes 3D. Nos painéis, a população ainda pôde ver fotos atuais de cada lugar e obter informações sobre as principais características de cada um.

Para o coordenador do Sul da Bahia em Ação, Ronaldo Abude, os resultados do projeto são importantes e mostram que o setor empresarial está atento às demandas da sociedade.

“A nossa proposta é contribuir com a construção de cidades melhores e mais humanas. Nós entendemos que isso é uma prerrogativa dos governos, mas também entendemos que os empresários podem contribuir com ideias e iniciativas como esta, que se baseiam nos conceitos acadêmicos para apresentar soluções tão importantes para o dia a dia das pessoas”, completa Ronaldo.

Compartilhe

Deixe um Comentário