Pesquisa orientou revitalização dos espaços públicos

0

Desde sua fundação, o Sul da Bahia em Ação tem desenvolvido uma série de projetos e ações que visam promover o bem estar da sociedade sul-baiana, e, para isso, a organização sempre considerou importante conhecer e compreender as demandas da comunidade.

O Projeto Desenvolvimento Sustentável, que é uma iniciativa que representa este empenho dos empresários locais, começou com a meta de revitalizar e restaurar espaços públicos, devolvendo aos moradores áreas bem cuidadas e mais agradáveis. Assim, praças e avenidas foram adotadas por empreendedores locais dando uma cara nova a vários cantos de Itabuna.

Pensando em cidades mais arborizadas e mais harmônicas, os empresários do sul da Bahia decidiram revitalizar os canteiros de duas áreas de grande fluxo da cidade, a Avenida Juracy Magalhaes e o entorno da rodoviária.

A avenida Juracy Magalhaes antes do projeto.

E depois da revitalização.

O concreto deu lugar a jardins floridos e a árvores que, agora, contribuem para deixar o ar da cidade mais saudável, além de tornar o dia a dia quem circula nessas áreas mais agradável.

Projeto de modernização do entorno da Rodoviária.

Restauração das praças

A proposta de intervenção em áreas públicas também avançou para outras regiões. Para orientar quais seriam esses espaços e o que deveria ser feito em cada uma deles, o Sul da Bahia em Ação realizou consultas à sociedade. A ideia principal da pesquisa era conhecer as necessidades da população para que elas fossem atendidas.

Para o projeto de revitalização das praças, cerca de 500 questionários foram preenchidos pelo público que frequenta os locais. As respostas sinalizavam as melhorias que deveriam ser realizadas, o que faltava e cada uma delas e qual era a principal finalidade daqueles espaços públicos.

Projeto de revitalização da Praça Pastor Hélio.

Com os resultados da pesquisa em mãos, foi elaborado o projeto Praça Pastor Hélio, sendo que sua principal utilização, segundo a pesquisa, era para a prática de esportes, do lazer e como um espaço para encontrar amigos.

Partindo dessa premissa, o projeto contemplou uma quadra de futevôlei, pista para corrida e espaços estratégicos para realização de exercícios ao ar livre.

Da mesma forma, o Sul da Bahia em Ação elaborou o projeto Praça da Amizade, que foi diagnosticado como um espaço infantil, recreativo e lúdico, onde crianças teriam a oportunidade de descobrir o mundo à sua maneira e ter contato com a natureza.

Compartilhe

Deixe um Comentário